sexta-feira, 13 de julho de 2007

Do dia Mundial do Rock (´n Roll)

Adoro música. Música é como o ar que eu respiro. Mesmo sabendo, apenas, arranhar as teclas de um piano, consigo viajar ouvindo as melodias que mais gosto..
Na nossa "concepção atual", qualquer bandinha é tida como "de rock"... até mesmo alguns caras que mal sabem cantar e a melodia.... bem, um barulho qualquer.
Não escondo minha predileção pelas bandas de antigamente... Led Zeppelin, Pink Floyd, passando pelo bom e velho Aerosmith, Queen (sem dúvida), The Police, os punks do Sex Pistols, Smiths e The Clash...chegando atualmente em Nirvana e Pearl Jam. TODOS tem excelentes composições, todos tem um "tato musical", digamos assim, assombroso.
Kurt Cobain foi embora cedo... mas em sua "Lithium", existe uma das frases mais emocionantes que já ouvi.. "I´m so happy ´cause today I found my friends..." . Renato Russo, uma vez, disse: "Kurt Cobain foi o último grande poeta do rock".. e é verdade.
Porém, vamos agora falar dos dois ídolos maiores do rock´n´roll... pelo menos em minha humilde opinião: Elvis Presley (absoluto) e The Beatles (considerada por milhões a melhor banda de todos os tempos). Elvis nasceu numa casinha miserável no Mississippi em 1935, filho de pais paupérrimos. Seu irmão gêmeo, Jesse Garon, morreu ao nascer. Elvis era aficcionado pela música de sua igreja batista... achava o côro sensacional e o "requebrado do pastor" o deixava embasbacado. Quando a família deu uma melhorada e mudou pra Memphis, no Tennessee, Elvis descobriu o charme da música negra e ... o resto o mundo conhece. O cara arrasou em todos os quesitos. Quebrou tabus e barreiras e transformou-se na lenda que é até hoje. Atrás dele, surgiram os 4 garotos de Liverpool. John Lennon, quiçá, dos 4, o maior fã de Elvis, declarou: "Antes de Elvis, não havia nada...". The Beatles mudaram, assim como Elvis, para sempre a história da música moderna. Infelizmente, após 50 anos do estouro de Elvis e 40 anos da explosão da beatlemania, pode-se dizer que nenhum outro teve o prestígio destes 2 monstros sagrados (ao menos, no rock´n´roll). Venerados até por grandes ídolos. Nunca haverá outros Beatles, nem nunca, em sonho, haverá outros Elvis Presley´s.
A música "pop" de hoje nada mais é do que som eletrônico, cantoras (es) desafinados que tem suas vozes trabalhadas em programas de última geração... num mundo onde até uma socialite boboquinha como Paris Hilton grava (e vende) discos, o que há de se esperar?

Um comentário:

Anderson Lucarezi disse...

Ah, tem mta coisa legal hj tb : Belle & Sebastian, Diana Krall, e, claro, Calypso.